Sete refrigerantes têm substância cancerígena.

Sete refrigerantes têm substância cancerígena, revela pesquisa.

 

Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste -Associação Brasileira de Defesa do Consumidor- verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena.

 

O benzeno surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.

 

Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.

 

A química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.

 

Saiba mais no Grupo Alimentação Pró-Planeta

http://www.bancodoplaneta.com.br/group/alimentacao

 

SHIS QL 20 ; CONJ 02; CASA 18
LAGO SUL
BRASÍLIA - DF

 CEP: 71.650-125

© 2014 Dr. Vinholis: Longevidade com Qualidade de Vida.

ComunicaWeb - Soluções para Internet