Mastigação

O número de vezes na mastigação é algo também a ser salientado.

Vamos buscar o exemplo nos longevos, que são pessoas que vivem mais de cento e vinte anos.
Na Ucrânia (parte da antiga União Soviética), vivem as pessoas mais longevas de nosso planeta.
Há quem atinja até cento e quarenta anos de idade!
Uma das características notadas pelos japoneses, na observação que eles fizeram naquela região, foi o número de vezes que os ucranianos mastigavam.
Sempre mais de cinqüenta vezes.

Além dessa característica, havia outra, relacionada com o tipo de alimento. A grande maioria era de vegetais crus.
Além disso, eles tomavam uma bebida, com leve teor alcoólico, denominada “Vinho da Rússia” (vide capítulo de Planta da Longevidade).
Porém, a mastigação foi algo que impressionou os japoneses.
Um dos conceitos que a Macrobiótica, originada no Japão, tem como muito importante para a Saúde, é mastigar bem os alimentos.
Uma vez mastigado o alimento, a pessoa deve degluti-lo.

Encontramos aío tubo de comunicação entre a boca e o estômago, que é o esôfago. Ele atravessa o tórax entre os pulmões, ao lado do coração. Por isso, a válvula de abertura do estômago chama-se cárdia.
O estômago recebe a comida e vai então secretar as enzimas digestivas próprias para aquele alimento. Existem inúmeras glândulas na parede interna do estômago que fazem essa função. Após secretar a quantidade suficiente para aquele montante de alimento, o estômago o amassa, formando o bolo alimentar.
Durante esse processo, o estômago secreta uma substância que vai informar à vesícula biliar o conteúdo de gordura que existe no bolo alimentar.
A vesícula então se contrai mais ou menos, conforme essa informação.
A vesícula biliar é um anexo do fígado, que se contrai espontaneamente de acordo com o teor de gordura. Ela elimina os sais biliares, na forma de gotejamento, para dentro do intestino delgado, região do duodeno (igual a “doze dedos”), com o objetivo de emulsionar ou quebrar a gordura da comida ingerida.

A vesícula biliar é considerada pela Medicina Natural como um dos principais órgãos do corpo humano, pois ela controla o sistema mais importante: o digestivo.
Não é à toa que encontramos no Mapa dos Meridianos (originários da China) , a Vesícula Biliar sendo representada em 44 pontos , sendo que 20 deles estão na cabeça.Veja onde está o número 1.No olho, exatamente onde as pessoas sentem a dor de Enxaqueca.Será que o nosso Criador estaria brincando na hora de nossa criação!São 20 pontos na cabeça.Se esse órgão não fosse tão importante esses pontos estariam em outro lugar menos importante.Na cabeça estão dois pontos de alarme importantes da Vesícula Biliar: o VB-1 que está no olho, de cada lado e o VB-20 na nuca , bilateralmente.

O pâncreas exócrino, em contraposição ao endócrino (que produz insulina para dentro do sangue), também secreta enzimas digestivas para dentro do intestino delgado, conforme o teor do alimento.
Essa é a terceira e última fase da digestão.
Após essa fase, o bolo alimentar começa a ser absorvido seletivamente através dos movimentos peristálticos, entrando pelos microscópicos orifícios das vilosidades dos intestinos.São tão pequenos esses orifícios, menores que a ponta de um alfinete!Então , você imagina o quanto de mastigação é necessária para ser triturada toda a comida que você ingere!Não são com cinco ou seis mastigações que vai conseguir triturar toda a comida.No mínimo com vinte, e olhe lá.Tem alimentos que exigem mais vezes.Portanto, calma.Mastigue bem, mas bem mesmo.VOCÊ será o mais beneficiado com todos esses cuidados !
Nas duas porções do intestino delgado, jejuno e íleo, ocorre toda a absorção dos nutrientes, que irão participar do nosso metabolismo.Desde que as partículas sejam absorvidas.Portanto,lembre-se novamente:MASTIGAÇÃO!

É então quando as pequenas e ínfimas partículas são absorvidas pelos vasos sangüíneos que margeiam os intestinos, e daí se dirigem para o fígado, onde tudo é metabolizado.

Viva Feliz  todos os seus anos de Vida , desfrutando de uma Saúde sólida!Comece agora!

SHIS QL 20 ; CONJ 02; CASA 18
LAGO SUL
BRASÍLIA - DF

 CEP: 71.650-125

© 2014 Dr. Vinholis: Longevidade com Qualidade de Vida.

ComunicaWeb - Soluções para Internet