A Coragem da Mudanša

A Coragem da Mudança       

Por Dr.Luis Alberto Py    

O medo de mudar prejudica a evolução. É preciso superar a autopiedade e ter coragem para romper com o passado e dessa maneira, transformar o futuro. 
Conta-se que a ave mais longeva é uma águia americana capaz de viver setenta anos... Mas, para chegar lá, aos quarenta anos ela tem que tomar uma série de difíceis providências. Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis e não consegue mais agarrar as presas, das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. As asas estão apontadas contra o peito, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar se torna difícil. Para não morrer, a águia deve passar por uma dolorosa renovação que demora cinco meses.

Esse processo consiste em preparar um refúgio na montanha de onde ela não necessite sair. Lá, a águia bate com o bico na pedra até arrancá-lo. Então, espera nascer um novo bico, com o qual arranca suas unhas. Quando surgem as novas unhas, ela as usa para arrancar as velhas penas. Após meses em jejum, nesse doloroso processo, a águia está pronta para viver mais trinta anos.

O exemplo da águia nos mostra que a sobrevivência é o prêmio pela superação da auto-piedade e pela disposição de enfrentar o sofrimento. Ela é necessária para nos livrarmos do que atrapalha, principalmente velhos hábitos, lembranças e tradições. O medo de mudar pode prejudicar nosso futuro, não pela ausência de possibilidades, mas pela falta de coragem para romper com o passado.

Dr. Luis Alberto Py - médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, conselheiro familiar pelo estado da Califórnia (EUA).

SHIS QL 20 ; CONJ 02; CASA 18
LAGO SUL
BRASÍLIA - DF

 CEP: 71.650-125

© 2014 Dr. Vinholis: Longevidade com Qualidade de Vida.

ComunicaWeb - Soluções para Internet